Por que falar de mobilidade urbana?

Beagá precisa se tornar uma cidade mais inclusiva, segura, resiliente e sustentável. O direito universal do acesso à cidade precisa ser garantido.

 

Para melhorar a mobilidade na cidade, proponho três eixos centrais: acessibilidade, sustentabilidade e inovação. 

 

Precisamos proporcionar o acesso a sistemas de transporte seguros, acessíveis, sustentáveis, melhorando a segurança rodoviária por meio da expansão dos transportes públicos, com especial atenção para as necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade, mulheres, crianças, pessoas com deficiência e idosos. 

 

 

Governo-Federal-destina-recursos-à-mobi

Confira o que eu proponho para mobilidade urbana

EIXO 1: GOVERNANÇA E INOVAÇÃO

INTEGRA BH: Diversificar e integrar os meios de transporte da cidade, com base em tecnologias que atendam a realidade dos usuários, para desafogar o trânsito e o tempo de deslocamento dos passageiros - que hoje ficam em média 202 horas por ano no trânsito.


CAIXAS ABERTAS E TRANSPARENTES: Colaborar para revisão dos contratos e critérios de escolha das empresas responsáveis pelas linhas de ônibus em BH, lutando por tarifas justas e melhores serviços prestados à população.


OUVIR PARA AGIR: Criar comitê de melhoria [no transporte público] que reúna conselhos populares, de forma a melhorar o fluxo e acesso à cidade de maneira mais integrada, fluida e acessível. Planejar ações de enfrentamento ao problema histórico e geográfico das enchentes em BH, em parceria com organizações e universidades, de modo a garantir o acesso à cidade e à moradia digna para todos.

 

MOBILIDADE É UM DIREITO DE TODOS: Garantir o acesso de todos à cidade, prezando pela acessibilidade e o bem-estar, é direito básico para uma vida em sociedade. É necessário dar mais atenção e priorizar linhas de trânsito que conectam a periferia ao centro.

 

BH SUSTENTÁVEL: Estimular o uso de modais de transportes mais limpos e sustentáveis, pensando em uma cidade mais verde e nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.

 

NOSSA BEAGÁ: Atuar no aumento das calçadas urbanas como direito ao pedestre. Uma cidade dinâmica e viva, não pode ser pensada só para os carros. O aumento de calçadas propicia um maior uso dos espaços da cidade e diversificação de meios de locomoção.

 

EIXO 2: NINGUÉM DEIXADO PARA TRÁS (ACESSIBILIDADE)

EIXO 3: SEGURANÇA E INCENTIVO

ESTAMOS JUNTOS: Ampliar a disponibilidade do botão do pânico para todos os transportes coletivos de Belo Horizonte, estruturando ambientes mais seguros para os grupos vulneráveis da sociedade, como, mulheres, LGBTQIA+, crianças e idosos.

 


BUSÃO FACILITADO: Facilitar o acesso de alunos - do ensino básico ao ensino superior - às instituições de ensino. Apoiar o meio passe estudantil, cruzando informações e integrando dados sobre os estudantes e seus principais trajetos.

Clique aqui caso tenha Ficado com alguma dúvida ou ache interessante acrescentar algo

Clique aqui pra conhecer as minhas outras propostas

LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO: